Conviver

Coexistir com outros seres humanos que possuam ideias diferentes das nossas é muito complicado, irritante, desastroso.
Não existe uma pessoa que esteja sempre de bom humor, por isso é ridículo exigir que outras pessoas estejam sempre de bom humor, felizes, saltitantes. Aceite que, algumas vezes, as pessoas vão estar irritadiças e tente não discutir, se discutir que seja da forma mais racional possível. Não ofenda a outra pessoa, porque você também vai ser ofendido. Não tente justificar uma ofensa, você perdeu qualquer direito quando resolveu desrespeitar o outro.
A principal dificuldade em conviver com outras pessoas é enxergar o outro. Se prestarmos atenção quando duas pessoas discutem ou contam sobre a discussão que tiveram ouvimos “eu”, “eu”, “eu”; e o outro? “Eu me ofendi”, mas será que “eu” não ofendi o outro? É sempre mais fácil pensar em si mesmo e dar razão a si mesmo, complicado mesmo é pensar nas opiniões, nos sentimentos dos outros.
Vamos ter um momento não você. Pense na última discussão que você teve e tente pensar como o outro estava pensando, pense nas opiniões expostas pela outra pessoa e, mesmo que não concorde, finja que ele estava certo. Bem difícil, né? Mas você pode achar um ou dois pontos nos quais a outra pessoa estava certa e isso te irritou muito, não é?! A outra pessoa também estava irritada.
Acontece.
O que não pode acontecer é que você se torne um intolerante (“Eu não sou intolorante, sou bem liberal até” – a minha avó também diz isso), se ponha no lugar do outro e peça desculpas, mesmo que você não ache que a culpa pertença a você e, por favor, não guarde rancor, pois envenena por dentro e, quando perceber, estará cuspindo esse veneno em alguém que nada tenha a ver com o que te envenenou.

Deixe uma Resposta

