Que jogo vale à pena jogar?

 

 

Terminei de ler a trilogia do Jogos Vorazes e não sei mais…

“Real ou não real?”

Toda a política, toda a desgraça, as guerras, os assassinatos, os jogos de poder.

“Real”.

Um romance que mostra a podridão do mundo. Um romance que lembra que decisões são tomadas o tempo todo baseadas em uma visão limitada de verdade.

Há tempos eu não lia algo que me deixasse tão chocada com associações feitas com a realidade, justamente porque está tudo ali, tudo o que dá pra observar no dia a dia.

Tv ligada. Mentes vazias. Prisões mal disfarçadas. Escravidão física e psicológica.

As pessoas morrem. Nós somos todos responsáveis. Minhas mãos estão vermelhas com o sangue de milhares de pessoas para as quais eu dou as costas todos os dias. Somos a Capital. Somos a exploração. Mas quem nos culparia? Ridicularizados e alienados, somos vítimas de nossos medos e de nossa estupidez porque “só queremos algo bonito”.

 

Na noite em que eu sinto aquela coisa
de novo, a fome que me dominou na praia, eu sei que isso teria acontecido de
qualquer maneira. Que o que eu preciso para sobreviver não é fogo de Gale, aceso
com raiva e ódio. Eu tenho fogo suficiente sozinha. O que eu preciso é o dente-deleão
na primavera. O amarelo brilhante que significa o renascimento, em vez de
destruição. A promessa de que a vida pode continuar, não importa quão ruim foram
as nossas perdas. Isso pode ser bom novamente. E só Peeta pode me dar isso.
Então, depois, quando ele sussurra, “Você me ama. Real ou não real?” Digo-lhe,
“Real.”

 

“É como um jogo. Mas há jogos muito piores para jogar.”

 

O que pode nos tirar dessa loucura? 

Cada ato de bondade que alguém já fez na vida, algo que nos lembre quem realmente somos, alguns se encontram na dor outros no amor.

 

Deixe uma Resposta

